Ceviche de Coco Verde – receita fácil e deliciosa

Receita de ceviche de coco verde, uma deliciosa alternativa vegana ao prato peruano.

Conhecemos o Ceviche de Coco (ou “Cocoviche” como apelidamos aqui em casa) na Revista Wine, e confesso que não dava muito por ele. Tanto que na primeira tentativa fizemos com salmão junto… ficou bem gostoso – e dá pra experimentar com outros peixes e frutos do mar de sua preferência -, mas vou contar um segredo: é totalmente dispensável. O leite de tigre com a água de coco por si só é uma maravilha dos deuses! E olha que na primeira vez não tínhamos coentro, nem pimenta dedo-de-moça.

Se você está procurando uma opção de ceviche vegano e super refrescante para desfrutar em dias quentes – ou para servir de entrada em qualquer época do ano na verdade – esta receita é uma excelente aposta. Ela é fácil de preparar e não tenho a menor dúvida que vai dar o que falar entre seus convidados. Sem mais delongas, aqui está a nossa versão da receita de ceviche de coco verde:

Ingredientes (para até 3 pessoas)

• 2 cocos verdes
• 1 cebola roxa média, cortada em cubos
• 1 pimentão vermelho médio cortado em cubos (opcional)
• 1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes e picada finamente
• 1 xícara de coentro fresco picado
• 1/2 xícara de suco de limão
• Sal a gosto
• Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

– Corte a parte superior dos cocos e retire a água com a ajuda de um copo.
– Em seguida, faça uns cortes no coco (faca de pão funciona bem pra isso), envolva um por vez com um pano e bata numa superfície até parti-lo ao meio – cuidado com a mão, bancada ou piso! Retire a polpa com a ajuda de uma colher e corte-a em cubos pequenos ou lâminas (como fatias de peixe).
– Em uma tigela grande, misture o coco, a cebola, o pimentão, a pimenta dedo-de-moça e o coentro.
– Em outro recipiente, misture o suco de limão, a água de coco, o sal e a pimenta-do-reino.
– Despeje o leite de tigre sobre o coco e temperos, misturando delicadamente.
– Cubra a tigela com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.

Sirva frio, acompanhado de tortilhas, chips de batata-doce, torradas… ou use a imaginação! Só não esqueça de tomar o leite de tigre, é bom demais (e ainda hidrata)!

Pessoalmente eu acho esse ceviche de coco verde uma alternativa incrível do emblemático prato peruano e imperdível para quem quer experimentar novos sabores, ou para inovar na dieta vegetariana ou vegana. Ele é uma opção leve e muuuito saborosa, além de ser uma receita barata e super fácil. Experimente e surpreenda-se 🙂

Tem alguma outra receita vegana pouco conhecida (ou uma variação de um prato) para compartilhar com a nossa comunidade? Manda aí nos comentários!

Deixe um comentário